Web Radio

sexta-feira, 12 de março de 2021

"Se houver explosão de casos, podemos criar uma ala de Covid-19 no hospital e maternidade", diz secretário de saúde de FRG

 Por Esleif Martins ás 17h10


O Secretário de saúde de Fazenda Rio Grande, Anderson de Rezende, disse em uma live transmitida na sede da prefeitura municipal, na tarde desta sexta-feira (12), que "caso exista uma explosão muito maior, já conversei com o prefeito e existe uma possibilidade de nós abrirmos uma área Covid no hospital. Uma área que ficará isolada não vai receber ninguém. Uma área que vai ter atendimento exclusivo e especializado em Covid", disse o secretário.

Rezende ainda foi contraditório em sua fala e disse que nenhum momento faltou oxigênio, porém, a informação foi dada por ele mesmo em uma audiência pública no dia 28 de fevereiro, na câmara municipal. Na ocasião, o secretário disse: "Por sorte nós conseguimos passar essa noite e vou dizer porque conseguimos passar essa noite. Nós temos uma capacidade de rede de oxigênio de 6 cilindros, isso sempre durou o final de semana inteiro, com 6 pacientes entubados nós tivemos que montar uma UTI dentro de uma UPA nosso oxigênio durou de 6 a 10 horas. Nós entramos em contato com o fornecedor e recebemos a seguinte resposta 'nós não temos oxigênio'. Eu falei e agora? as pessoas vão morrer afogadas com seu próprio ar, elas não vão conseguir respirar? Nós tivemos realizar empréstimo de hospital privado para que as pessoas que ali estavam internadas não morressem afogadas, sem ar. E eu não vejo uma perspectiva de melhora para os próximos 7 dias". Nesta tarde ele negou a informação dada por ele mesmo. 


Foto: Reprodução Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande


Prefeito Nassib Kassem Hammad

Durante a live, o prefeito chamou o hospital de campanha de cabana. "É um dinheiro que era desperdiçado, era R$ 11 mil por dia para manter aquela cabana", disse Nassib. Enquanto o hospital de campanha esteve instalado, havia leitos disponíveis na UPA que não chegou a colapsar, diferente de agora que a UPA está lotada, segundo declarações de médicos e confirmada pelo próprio prefeito durante a live.  

Já em relação ao transporte coletivo, Nassib disse que já pediu aumento do número de ônibus para a COMEC, e ressaltou para as pessoas "se você viu que está meio cheio o ônibus, já não entra no ônibus, espera o próximo a chegar. Saia mais cedo de casa para o trabalho"

Nassib ainda pediu que evitem aglomeração nos mercados e que façam o isolamento social para a contenção da doença. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem é preso pela PM após quebrar móveis e ameaçar a avó em Fazenda Rio Grande

Um jovem foi preso pela Polícia Militar na noite da última quinta-feira (22), após quebrar móveis da casa da avó e ameaçar ela com uma arma ...