Web Radio

domingo, 28 de fevereiro de 2021

UPA de FRG teve de emprestar oxigênio de hospital privado para evitar mortes, diz secretário de saúde

Por Esleif Martins ás 23h15


Durante seu discurso na reunião de emergência deste domingo (28), na câmara municipal de vereadores, o secretário de saúde, Anderson de Rezende, disse que "o cenário é caótico, apocalíptico, é assustador". Ele ainda disse que as equipes de saúde estão cansadas e que não querem mais fazer horas extras devido ao cansaço. As falas foram transmitidas em uma 'live' do Programa Nossa Cidade'.

Em certo momento, que havia que até pouco tempo antes da reunião, havia um paciente entubado há 7 dias na Unidade de Pronto Atendimento. 

Mas o discurso mais preocupante, foi o que o secretário disse que faltou oxigênio em Fazenda Rio Grande e que tiveram de emprestar de Hospitais privados para pessoas não morrerem. "Por sorte nós conseguimos passar essa noite e vou dizer porque conseguimos passar essa noite. Nós temos uma capacidade de rede de oxigênio de 6 cilindros, isso sempre durou o final de semana inteiro, com 6 pacientes entubados nós tivemos que montar uma UTI dentro de uma UPA nosso oxigênio durou de 6 a 10 horas. Nós entramos em contato com o fornecedor e recebemos a seguinte resposta 'nós não temos oxigênio'. Eu falei e agora? as pessoas vão morrer afogadas com seu próprio ar, elas não vão conseguir respirar? Nós tivemos realizar empréstimo de hospital privado para que as pessoas que ali estavam internadas não morressem afogadas, sem ar. E eu não vejo uma perspectiva de melhora para os próximos 7 dias", concluiu Rezende. Ainda, de acordo com fontes do Informativo Fazenda, a falta de oxigênio ocorreu esse fim de semana. 

Ele não informou se a situação já foi normalizada ou se ainda há dificuldades em conseguir comprar oxigênio.

Rezende também comentou que recebeu uma mensagem em um grupo de whatsapp hoje, em que descrevia a situação das filas de esperas para internamentos nas Unidades de Terapia Intensiva e nos leitos de enfermaria. Segundo ele, apenas nas UPAs de Curitiba, há 30 pacientes aguardando vaga de UTI e 50 em enfermarias. Já na região metropolitana, são 32 pacientes aguardando vaga na UTI e 48 em enfermarias. Ele disse que até essa tarde, haviam apenas 8 leitos da rede credenciada, ainda disponíveis. 

Segundo o último boletim publicado neste domingo (28), pela Secretaria Estadual de Saúde, o município de Fazenda Rio Grande tem 2.174 casos ativos de Covid-19 e já registrou 155 mortes. Outros 16 casos continuam em investigação. 



Secretário de saúde de Fazenda Rio Grande, Anderson de Rezende. Foto: Colaboração 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem é preso pela PM após quebrar móveis e ameaçar a avó em Fazenda Rio Grande

Um jovem foi preso pela Polícia Militar na noite da última quinta-feira (22), após quebrar móveis da casa da avó e ameaçar ela com uma arma ...