Da Redação ás 20h28
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alexandre Maringá, convocou para este domingo (28), uma reunião de emergência para, junto à prefeitura, discutir o decreto restritivo da prefeitura municipal, que confirmou o decreto do Governo do Estado, no inicio da noite de ontem, sexta-feira.
O decreto, publicado no diário oficial extra, fechou o comércio considerado não essencial por 10 dias. O município decidiu seguir o decreto estadual, assim como outros municípios, com exceção de Araucária, que manteve o comércio aberto, com reforço nas medidas de prevenção ao contágio da nova onda do coronavírus.
O ofício foi encaminhado em regime de urgência à prefeitura do município e é endereçado ao Prefeito Nassib Kassem Hammad, que logo após decretar o fechamento do comércio, foi visto em um 'barzinho' da cidade, onde havia aglomeração de pessoas.
No documento, Maringá foca nas dificuldades enfrentadas pelos comerciantes do município e alerta para uma possível crise econômica que o fechamento total poderá gerar. "Devemos construir alternativas que preservem a saúde das pessoas, mas ao mesmo tempo, ampare os comerciantes que também passam por dificuldades nesse momento. O diálogo é a melhor forma", ressalta Alexandre Maringá.
Além do presidente da casa, outros vereadores também querem costurar medidas alternativas para que comerciantes não sejam prejudicados.
Para o Vereador Sandro do Proteção, "o momento exige cuidado, restrições, mas devemos fazer de forma que não prejudique os comerciantes e que a situação econômica deles não seja agravada", disse o parlamentar.
Neste sábado, Guardas Municipais juntamente com agentes da Vigilância Sanitária, fiscalizaram diversos estabelecimentos que estavam abertos, descumprindo o decreto. A Polícia Militar chegou a fechar uma distribuidora de bebidas devido ao descumprimento das medidas. No momento da abordagem, diversos clientes não utilizavam máscaras.
Até o fechamento da reportagem, a prefeitura ainda não havia se manifestado acerca da reunião e o jornal continua buscando contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário