Por Esleif Martins
O Governador Ratinho Junior, do Estado do Paraná, anunciou na manhã desta sexta-feira (26), novas medidas restritivas para tentar conter a nova onda da Covid-19, e evitar o colapso no estado.
O Paraná bateu recorde de ocupação de leitos exclusivos de Covid-19, com 94%. A rede de hospitais do estado tem 1.271 leitos de UTI para adultos e 1.790 leitos de enfermaria. " A ocupação de UTI está chegando perto do limite máximo do sistema de saúde. Ontem, 150 pacientes estavam aguardando vagas em leitos de UTI e 291 nas enfermarias", disse o diretor de Gestão em Saúde da Secretária Estadual de Saúde, Vinícius Filipak.
"Vacinamos aproximadamente 300 mil pessoas em todo o estado do Paraná". Tivemos uma notícias que logo receberemos uma remessa de 1,7 milhões de dose", disse o Secretário de Saúde Beto Preto.
Já o Governador Ratinho Junior disse, "nós não vamos admitir desrespeito com encontros clandestinos, com festas que aconteçam com volume de participantes. Vamos impor multa para essas festas clandestinas e prisão. Seremos extremamente rígidos com aqueles que fazem festas clandestinas", disse Ratinho Junior.
Após os discursos do diretor de gestão e do Secretário de Saúde, o Governador Ratinho Junior, anunciou as novas restrições que terão validade por 8 dias. São elas:
- Restrição de circulação em espaços e vias públicas, das 20h ás 05h;
- Restrição da comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h ás 05h;
- Suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado do Paraná, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas;
- Adequação do expediente dos trabalhadores aos horários de proibição provisória de circulação definidos neste decreto;
- Atividades religiosas somente com atendimento individual ou culto on-line;
- Regime de teletrabalho para órgãos do estado;
- Permitidos delivery, drive-thru e take away;
Nenhum comentário:
Postar um comentário