A falta de chuvas tem atingido todo o Estado do Paraná e a região metropolitana, em especial Fazenda Rio Grande, tem sido 'castigada', pela baixa vazão dos reservatórios e o rodízio tem sido extenso no município.
Segundo dados apurados pelo Informativo Fazenda, desde sexta-feira (24), diversos bairros registram a falta de água, no qual, alguns estão há mais de 24 horas sem abastecimento, ou seja, nem as caixas de água podem ser reabastecidas. Em alguns locais, há informações de que água voltou com tão pouca pressão que nem as caixas de reserva residencial puderam ser enchidas. Algumas regiões dos bairros Gralha Azul, Santa Terezinha e Iguaçu são provas disso.
O problema da falta de água em Fazenda Rio Grande não é novidade, é uma questão rotineiras que há tempos assombra o município 'capocuense', que agora notou o agravo da situação. Recentemente a troca de uma bomba no reservatório do Rio Despique, prometia parte da solução, porém, como sempre não passou de promessas.
Em tempo de pandemia de Covid-19, em que a água é essencial para a alimentação e higiene pessoal, as pessoas tem se abdicado desse básico, e segundo pessoas ouvidas pelo Blog, uma solução provisória seria a distribuição de água através de caminhões "pipa", que distribuem água potável e que pelo menos para alimentação e higiene básica poderiam ajudar aqueles que tanto sofrem com a estiagem e a baixa vazão dos reservatórios, até voltemos a ser agraciados com chuvas rotineiras.
Mas a vontade deve partir da Prefeitura Municipal em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar. Enquanto isso, oremos!
Imagem ilustrativa de um caminhão pipa / Divulgação
Desde sexta feira sem água. O pouco que ainda tem na caixa estou estamos economizando para o consumo básico, sendo que não dá nem para o banho.
ResponderExcluirEsse problema era pra ser resolvido já muito tempo, segundo um vereador, q disseq ia resolver eq nada resolveu.
ResponderExcluir