Em uma matéria veículada na manhã desta quinta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande minimizou o aumento dos casos de Sarampo na cidade, e divulgou números duvidosos dos casos confirmados e em investigação da doença na cidade.
Veja a notícia confusa da Prefeitura Municipal
Em um trecho da matéria, é citado: "Nos dois últimos meses, houve um aumento de 3 casos em comparação aos meses de setembro e outubro, contrariando alguns dados divulgados nas mídias sociais que relatam um aumento de 400% quando o aumento real foi de 100%, equivalente a 3 casos."
Porém, os dados divulgados na matéria, contradizem os números divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado. Segundo aponta o boletim nº 12 publicado em 13 de novembro de 2019, dois [2] casos da doença haviam sido confirmados e outros 4 estavam sendo investigados. Já no boletim de nº 18 publicado em 15 de janeiro de 2020, praticamente 2 meses depois, os casos confirmados subiram para 10 ou seja 400% de aumento, e os investigados foram para 22 casos. Os dados estão disponíveis no site da Secretária de Saúde do Estado. Abaixo ainda segue os boletins.
A Secretaria de Saúde argumenta que: "(...) muitas vezes são de ocorrência em meses anteriores, conforme liberação de resultados pelo Laboratório Central do Paraná." Porém, os relatórios epidemiológicos são acompanhados por números de semanas, conforme divulgado no próprio boletim, ou seja, a versão da Secretaria não se sustenta.
Boletim nº 12 da SESA, divulgado em 13 de Novembro de 2019, no qual, apontou 2 casos confirmados de Sarampo e 4 investigados --- Imagem: Reprodução SESA
Boletim nº 18 divulgado em 15 de Janeiro de 2020 com um aumento de 8 casos de Sarampo em Fazenda Rio Grande, ou seja, um aumento de 400% de pessoas infectadas pela doença --- Imagem: Reprodução SESA
Em 23/01/2020 ás 15h
Nenhum comentário:
Postar um comentário