Web Radio

segunda-feira, 7 de março de 2022

Vereadores aprovam proposta que deixa prefeito "acumular" cargos durante mandato

 Por Esleif Martins às 22h06


Por maioria de votos, os vereadores de Fazenda Rio Grande aprovaram em primeira votação, na tarde desta segunda-feira (7), a proposta que tira proibição de prefeito "acumular" cargos públicos e privados no município. Além disso, com a nova regra, prefeitos que tiverem os direitos políticos cassados ou suspensos podem ser mantidos no cargo. 

Os vereadores Gilmar Petry, Nani Hammad e Marco Antônio, votaram contra a proposta.

A proposta suprimou os artigos 68 e 72 da lei orgânica, que proibiam um prefeito eleito acumular o cargo de chefe do executivo com outro cargo na administração pública. Além disso, os vereadores também votarão a supressão de outro ponto que permite o prefeito desempenhar função administrativa em empresa privada. E indiretamente suprimiram o artigo 63, dando margem para que o prefeito possa viajar por mais de 15 dias para fora do território do Mercosul, sem pedir autorização para a Câmara Municipal. 

Votação foi conduzida pelo Vereador Sandro do Proteção. Imagem: Reprodução Câmara Municipal


Na análise de advogados e ex-vereadores a proposta é um retrocesso para o município e podem ter derivado de algum acordo político após a cassação do ex-prefeito Nassib Kassem Hammad.

Ainda, segundo profissionais da área de direito, a proposta é inconstitucional e não teria a câmara de vereadores o poder de suprimir estes artigos por estarem previstos na constituição. 

O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação antes de ir para a sanção ou veto do prefeito Marco Marcondes, principal beneficiado com a proposta.

O IF irá levar o caso a conhecimento do Ministério Público e também avalia a possibilidade de ingressar com uma ação popular tendo em vista o risco que isso pode trazer para a ordem jurídica no município. 

O blog tenta contato com a Câmara Municipal para comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem é preso pela PM após quebrar móveis e ameaçar a avó em Fazenda Rio Grande

Um jovem foi preso pela Polícia Militar na noite da última quinta-feira (22), após quebrar móveis da casa da avó e ameaçar ela com uma arma ...