Web Radio

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Vereadores de FRG pedem a PRF que ônibus do transporte coletivo possam trafegar pelo acostamento

Por Esleif Martins ás 15h58


Os vereadores de Fazenda Rio Grande aprovaram na noite de ontem, um requerimento pedindo que a concessionária Planalto Sul, do Grupo Arteris, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), autorizem os ônibus do transporte coletivo a trafegar pelo acostamento durante suas viagens nos horários de pico. A prática vai em desencontro com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro. A proposta é de iniciativa dos vereadores Rafael Campaner e Sandro do Proteção, aprovada por todos os vereadores. 

Segundo o artigo 193, do CTB: "Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos: Infração – gravíssima; Penalidade - multa (três vezes). O pedido pode colocar em risco a Carteira de Habilitação de motoristas. 

ônibus do transporte coletivo de Fazenda Rio Grande / Divulgação Leblon



Um motorista ouvido pelo IF, que pediu pra ter o nome preservado, disse: "é um pedido que eu e acredito que nenhum outro colega irá atender. Além de crime, há um risco muito grande de acidentes, inclusive, com pedestres e ciclistas."

A empresas Leblon Transportes, responsável pelo transporte coletivo, ainda não se manifestou acerca do assunto. 

O Vereador Rafael Campaner, que já defendeu a criança de uma taxa extra para o transporte coletivo, disse: "O problema de Fazenda Rio Grande não é só a frota, nosso terminal nem cabe se colocar mais ônibus lá (...) acostamento não é o local ideal, mas para atender especificamente no horário de pico, a PRF autorizar apenas nesse 01h30 para que os ônibus que trafegam daqui a Curitiba possam utilizar o acostamento", disse o parlamentar. 

Vereador Rafael Campaner durante a discussão do requerimento. Imagem: Reprodução / Câmara Municipal 


O Vereador Sandro do Proteção não comentou o requerimento. 

O documento não tem prazo para ser respondido. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem é preso pela PM após quebrar móveis e ameaçar a avó em Fazenda Rio Grande

Um jovem foi preso pela Polícia Militar na noite da última quinta-feira (22), após quebrar móveis da casa da avó e ameaçar ela com uma arma ...