Da Redação com G1 Paraná às 19h50
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou na tarde desta quinta-feira (5) que vai retomar o modelo de rodízio anterior para o fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana.
Segundo a Sanepar, a população ficará até um dia e meio sem água (24 horas sem e 12 horas para recuperação) e um dia e meio com água (36 horas).
Conforme a companhia, a medida será implementada em função da falta de chuvas, que compromete o nível das barragens.
A tabela com o novo cronograma será divulgada na sexta-feira (6).
O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que a medida tem como objetivo garantir o fornecimento de água de qualidade para cerca de 3,6 milhões de pessoas.
"Temos que agir sempre com responsabilidade, pensando em assegurar níveis mínimos de reservação para garantir regularidade no abastecimento, mesmo que em forma de rodízio", afirma Gonchorosky.
Prolongamento da estiagem
Conforme a Sanepar, a mudança no formato do rodízio foi necessária para afastar a possibilidade de colapso no Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC).
Além do histórico de poucas chuvas, as projeções dos institutos de meteorologia indicam o prolongamento da estiagem que impacta o Paraná há mais de um ano, especialmente na Região Metropolitana.
Em julho deste ano, choveu apenas 14,6 milímetros na região, diante da média histórica de 92,4 mm para o mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário