Da Redação às 21h19
Foi confirmada nesta quarta-feira (28) pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus no Paraná, e Fazenda Rio Grande registrou seu primeiro caso da variante. A caracterização de transmissão comunitária se faz quando o contágio ocorre entre pessoas do mesmo território, sem histórico de viagem para locais com casos confirmados.
Ao todo, o Paraná já confirmou 29 casos e 12 óbitos pela variante Delta, e um deles é em Fazenda Rio Grande.
O caso registrado em Fazenda Rio Grande, foi investigado pela Vigilância Epidemiológica Municipal conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e SESA. Trata-se de um rapaz de 27 anos, portador de neoplasia, em tratamento em hospital de Curitiba. Passou por procedimento cirúrgico há aproximadamente 1 mês, esteve então, hospitalizado por 15 dias e, neste período contraiu COVID. Teve alta dia 13/07/2021 e encontra-se em recuperação.
A variante Delta, linhagem B.1.617.2, originada na Índia em outubro de 2020, é uma das variantes do SARS-CoV-2 que apresenta mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) "variante de atenção/preocupação" por alterar o comportamento do coronavírus, ser mais transmissível do que outras linhagens. Não há evidências até o momento de que as infecções pela Delta provoquem casos mais graves ou óbitos.
Segundo a SESA, a confirmação da transmissão comunitária, se deu após avaliação técnica e investigação epidemiológica ampliada com a participação de todos os entes que sustentam a tríade do SUS (União, Estados e municípios).
Esse resultado só foi determinado após esta investigação ampliada num exemplo nacional de esforço conjunto para rastrear a origem, conforme a recomendação epidemiológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário