Da Redação com Assessoria COMEC às 14h
Com o objetivo de conhecer o desempenho do inédito modelo de ônibus, o sistema de transporte coletivo metropolitano sob a gestão da Comec realizará de forma pioneira e pelo prazo de 30 dias, testes com o veículo denominado superônibus.
O novo veículo é uma aposta da montadora Volkswagen e visa oferecer custo-benefício, combinando o aumento de 30% na capacidade de transporte em relação à ônibus urbanos tradicionais e a redução no custo operacional, já que o modelo promete gastar menos que ônibus articulados.
Continua depois da propaganda
Segundo a Volks, ele possui a maior capacidade técnica do mercado brasileiro, 115 passageiros, e seu encarroçamento pode alcançar 15 metros, 3 metros a menos que um articulado. Como comparativo, um ônibus comum possui capacidade total de 85 passageiros. Os modelos articulados levam até 140.
O grande diferencial, segundo a montadora, é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação.
Para o presidente da Comec Gilson Santos, é fundamental que o sistema esteja sempre buscando por inovações, principalmente que tragam economia e segurança para o usuário.
Os testes vão ocorrer na linha F03-FAZENDA DIRETO, ligando os terminais de Fazenda Rio Grande e Pinheirinho, na capital, e vão avaliar dados como desempenho, economia de combustível, emissão de poluentes, dirigibilidade, conforto, entre outros.
O modelo denominado 22.280 ODS também possui suspensão pneumática com motorização de 277 cavalos e transmissão ZF seis marchas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário