Por Esleif Martins ás 13h58
A auxiliar de enfermagem de Fazenda Rio Grande, que aplicou falsamente a vacina contra a Covid-19, em uma cirurgiã dentista, nesta quinta-feira (18), além de enfrentar um procedimento administrativo, também pode responder criminalmente pelo caso.
Segundo apurado pelo jornal, a enfermeira pode responder por peculato, "que consiste na subtração ou desvio, mediante abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda", com pena de até 12 anos, e também por infração de medida sanitária preventiva, que é “infringir determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa”, com pena de até 1 ano.
Recentemente, a Polícia Civil do Rio de Janeiro, indiciou uma técnica de enfermagem que aplicou falsamente a vacina na cidade de Niterói, pelos mesmos crimes citados.
O caso ocorreu na unidade de saúde do bairro Nações, em Fazenda Rio Grande.
A auxiliar de enfermagem é servidora desde 2006 no município e passou a atuar na unidade em abril de 2014.
Por questões de segurança, o nome dela não será revelado.
A cirurgião dentista que foi vítima da falsa aplicação disse ainda não saber quais medidas irá tomar, mas a recomendação é que haja o registro de boletim de ocorrência nestes casos, para que a delegacia avalie a necessidade de instaurar um inquérito.
A auxiliar foi afastada das suas funções nesta sexta-feira (19), após o caso viralizar nas redes sociais.
Além da denúncia de 'falsa aplicação' da vacina contra a Covid-19, a Controladoria Geral do Estado do Paraná, também registrou duas denúncias de 'fura-fila' no município. Ainda não há mais informações sobre o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário