Da Redação com Jornal O Popular ás 13h02
A Polícia Militar e Guarda Municipal de Araucária, orienta os ciclistas a evitarem fazer rotas afastadas quando estiverem sozinhos, e buscar sempre andar em grupos. As informações foram publicadas no Jornal O Popular, de Araucária.
O reforço na segurança, ocorreu após reportagem do Jornal Informativo Fazenda, que informou o caso da ciclista de Fazenda Rio Grande que sofreu uma tentativa de estupro na noite do último dia 21 [de janeiro], na Estrada Rural do Tietê, divisa de Araucária com Fazenda Rio Grande.
Moradores da região do Capinzal também relataram ao Popular, situações envolvendo ameaças e roubos contra ciclistas. “Teve uma amiga aqui perto de casa que foi assaltada por um cara quando ela saiu para comprar pão. Era um motoqueiro também. Lembro de pelo menos mais duas moradoras aqui da região que foram assaltadas. Em um dos casos o assaltante estava armado com uma faca e aterrorizou a ciclista, em outro, o bandido machucou a orelha da moça”, relatou a moradora, que não quis ser identificada.
Segurança
Além disso, orienta os ciclistas e evitarem fazer rotas afastadas quando estiverem sozinhos, e buscar sempre andar em grupos. Não devem passar por vias com baixa luminosidade ou com muita vegetação perto da pista, isso favorece a atuação do criminoso. Outra dica, para auxiliar na identificação de sua bicicleta – caso seja roubada/furtada, é fazer marcações no quadro, de forma a desgastar o local e possibilitar seu reconhecimento, mesmo que pintada. Após fazer essa marcação, o ciclista deverá registrar uma fotografia e arquivar a imagem para comprovar que a bicicleta é realmente sua.
A Guarda Municipal de Araucária comentou que existem centenas de ciclistas em Araucária, e muitos preferem pedalar em áreas rurais, por isso, reforça a importância de não andarem sozinhos. Lembrou que alguns ciclistas fazem investimentos altos em suas bikes, e às vezes isso atrai os bandidos. A GM conta com duas viaturas exclusivas para patrulhamento na área rural e disponibiliza os telefones 153 e 3642-1226, para situações de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário