Web Radio

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Vereadores de Mandirituba derrubam decreto que reduzia insalubridade de servidores da saúde

 Por Esleif Martins via Folha de Mandirituba às 21h50


Os vereadores da Câmara Municipal de Mandirituba derrubaram na noite desta quarta-feira (13), o decreto da prefeitura de Mandirituba que reduzia o adicional de insalubridade dos servidores da saúde do município. O decreto legislativo que extingue o decreto de Luis Antônio Biscaia foi derrubado por unanimidade. 

Câmara de Mandirituba em sessão plenária. Imagem: Reprodução


O decreto 901/2021, assinado no último dia 24 [de setembro], por Luis Antônio Biscaia, alterou um decreto anterior, do ano de 2000, e determinou adicional de insalubridade de 20%, para praticamente toda a classe, inclusive, da saúde municipal. Agora, com a derrubada, o decreto anterior, do ano 2000 que continua em vigência.

De acordo com o decreto de 2000, do ex-prefeito Luiz Carlos Chimim Claudino, os servidores da área de saúde, com exceção dos daqueles que atuam na área de prevenção de saúde coletiva, tinham 40% de adicional de insalubridade. Com o novo decreto, passam a ter 20%, ou seja, metade do valor. 

Na sexta-feira (8), servidores da saúde se reuniram ba praça central, em frente a prefeitura e protestaram contra a medida. 

Protesto de servidores da saúde na última sexta-feira (8). Foto: Colaboração


O prefeito também participou da reunião desta noite, e segundo um vereador ouvido pelo IF, tentou convencer os vereadores a votarem contra o decreto legislativo e a favor do decreto executivo para manter o corte. Porém, apesar do apelo, o decreto foi derrubado. 

Ainda, segundo esse vereador, na sessão, ficou combinado também que o prefeito deve pagar o valor retroativo, desde a suspensão. E que também deve contratar uma empresa pra fazer um estudo do grau de risco de cada setor, para então regulamentar o índice. Mas não há previsão desse estudo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem é preso pela PM após quebrar móveis e ameaçar a avó em Fazenda Rio Grande

Um jovem foi preso pela Polícia Militar na noite da última quinta-feira (22), após quebrar móveis da casa da avó e ameaçar ela com uma arma ...