Da Redação às 21h06
Moradores de Fazenda Rio Grande, denunciam queimadas em várias áreas de vegetação nesta terça-feira (10), no município. Segundo os relatos, a ação é de pessoas da comunidade que ateam fogo sem motivo justificado.
Ao menos três locais sofreram queimadas. Na Travessa São Bonifácio no bairro Santa Terezinha, moradores relataram que uma área de mata foi alvo de queimadas e que a situação é rotineira. Além disso, a forte fumaça tem causado mal-estar nos moradores. O fogo acabou se extinguindo sozinho, mas as fuligens atingiram várias residências.
Já no início da Avenida Rio Amazonas no bairro Estados, uma área de mata também foi alvo de queimadas. O fogo chegou a assustar os moradores de um condomínio. Não há informações das causas, mas moradores relatam que foi iniciado por uma pessoa.
Já no início da noite, as margens da Estrada do Areal no bairro Iguaçu, também houve registro de incêndio em vegetação. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas.
Ainda, segundo os relatos, a secretaria de meio-ambiente, responsável por estes casos também tem se mantido inerte e não respondido aos moradores que buscam informações.
A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, tem descrito no artigo 54, a queimada urbana, como crime de poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora. Segundo o artigo, as queimadas urbanas podem gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de prisão.
A reportagem irá acompanhar estes locais durante a semana para ver se haverá novos registros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário