Da Redação com Folha de São Paulo às 23h19
Vários municípios paranaenses figuram em uma denúncia de que podem ter aplicado doses de vacinas vencidas na população. A denúncia foi publicada ontem, sexta-feira (2), pelo Jornal Folha de São Paulo.
O município de Fazenda Rio Grande aparece entre os municípios que há suspeita de aplicação de uma dose da vacina AstraZeneca, fora da data de validade. Ainda não há informações se a prefeitura do município já localizou a pessoa para possivelmente vaciná-la novamente. A reportagem busca contato com a secretaria de saúde que também ontem, teve um secretário novo nomeado.
Ao todo, no Brasil, cerca de 26 mil doses de vacinas vencidas podem ter sido aplicadas. Já no Paraná, cerca de 65 cidades podem ter aplicado vacinas vencidas, e Maringá é a cidade que tem o maior número de pessoas que podem ter sido vacinadas com as doses vencidas.
Confira os lotes: 4120Z001; 4120Z004; 4120Z005; CTMAV501; CTMAV505; CTMAV506; CTMAV520; 4120Z025
Para saber se você recebeu a dose vencida, é necessário confirmar na carteirinha de vacinação se o lote da dose da AstraZeneca é um dos listados abaixo. Vale destacar que os lotes vencidos são da vacina AstraZeneca.
O Ministério da Saúde se manifestou nas redes sociais após a denúncia de aplicação de doses vencidas da vacina de Oxford-Astrazeneca contra a Covid-19, negando a distribuição de imunizantes fora da data de validade.
O post diz que "o Ministério da Saúde não distribui doses de vacina contra a Covid-19 vencidas. Prazos de validade dos imunizantes são rigorosamente checados pelo Ministério. Os dados sobre aplicação de doses são inseridos pelos municípios no DataSUS".
A secretaria de saúde do estado também negou as informações da Folha, em nota a SESP-PR, disse: "A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que todos os lotes que chegaram ao Paraná pelo Ministério do Saúde foram, e continuam sendo, rapidamente descentralizados para todos os 399 municípios. A logística de distribuição tem sido um diferencial na estratégia estadual de vacinação."
Nenhum comentário:
Postar um comentário