Por Esleif Martins ás 16h17
Os ônibus da empresa Leblon Transportes, que são responsáveis pelo transporte de passageiros de Fazenda Rio Grande a Curitiba, iniciaram a extinção da função de cobrador no município.
As linhas Fazenda/Pinheirinho e Fazenda/CIC, começaram a operar sem os cobradores desde a última segunda-feira (1). Os motoristas além de dirigir, ainda tem que cobrar passagem e fazer outras funções que eram realizadas pelo cobrador, à exemplo operar o elevador para portadores de necessidades especiais em veículos que são adaptados.
A princípio, seria um teste e que também está sendo adotado em outras cidades, porém, estamos próximos de uma realidade que deixará centenas, se não, milhares de desempregados em todo o Brasil. E Fazenda Rio Grande está colaborando para ser pioneira nisso.
O jornal até questionou a Leblon, tentando obter a quantidade de trabalhadores que ficariam sem emprego aqui no município, porém, não obteve sucesso. Mas segundo fontes ouvidas pelo Informativo Fazenda, o número é considerável.
Segundo dados da COMEC, apenas os alimentadores que rodam dentro do município, são cerca de 20 linhas normais, além dos ônibus extras, e que rodam praticamente 20 horas por dia. Um cobrador tem jornada diária de 6 horas, ou seja, apenas uma linha comum, tem cerca de 3 cobradores que operam. No total, a medida pode afetar mais de 60 trabalhadores somente nas linhas que rodam dentro do município. A situação é preocupante e com certeza deixará muitos trabalhadores preocupados no próximos meses.
O mais impressionante é que mesmo diminuindo os custos, o preço da passagem continua o mesmo.
ESCLARECIMENTO DA LEBLON TRANSPORTE DE PASSAGEIROS LTDA.
ResponderExcluirA Leblon Transporte de Passageiros esclarece que sempre esteve preocupada com os efeitos sociais e tem feito o máximo para minimizar os impactos econômicos desta pandemia de covid-19.
Até o momento não houve nenhuma demissão em massa de cobradores e nem pretendemos fazê-lo.
Enfatizamos que diversas atitudes práticas e legais foram tomadas para manter o emprego dos funcionários, entre as quais:
- Adesão à MP 936 para celebração de acordos de redução proporcional de jornada e salário;
- Antecipação de férias.
- Remanejamento de trabalhadores para outras funções dentro da empresa, como para manutenção e setores administrativos;
- Formação de cobradores por meio da criação da Escola de Motoristas. Com isso, vários ex-cobradores já operam como motoristas.
Também enfatizamos que, considerando a modernidade do Sistema de Transporte e a realidade tecnológica, e para proporcionar mais segurança aos passageiros (uso do cartão transporte), com a diretriz de manter o equilíbrio econômico/financeiro do Sistema, com tarifas condizentes, desde 2018 já estavam previstas em convenção coletiva de trabalho, ações visando minimizar os efeitos da redução de cobradores.
Tendo em vista a considerável queda de passageiros e a diminuição drástica da receita do sistema, no período da pandemia, há necessidade de adequação dos custos. Pelo fato das linhas F01 – Fazenda Pinheirinho e F05 – Fazenda – CIC terem pouca movimentação de passageiros com pagamento em dinheiro, decidiu-se, conforme autorização da Legislação e em acordo com o Sindicato Laboral permitir que os motoristas cobrem a passagens daqueles poucos passageiros que preferem pagar em dinheiro.
Tal prática tem respaldo por diversos entendimentos do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que consideraram que dirigir ônibus e cobrar tarifas são funções que se complementam e podem ser desempenhadas pelo mesmo profissional.
Leblon Transporte de Passageiros