Por Esleif Martins ás 16h40
O atual prefeito de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib Kassem Hammad, anunciou durante sua cerimônia de posse, na última sexta-feira (1), que o secretário de urbanismo de sua gestão será o ex-secretário da pasta, que foi afastado pela justiça criminal do município, em Maio de 2019, Gerry José dos Santos.
O anúncio foi feito durante a divulgação dos secretários. Na ocasião, o prefeito disse que Gerry não estava presente por suspeitas de ter contraído Covid-19.
Segundo o Ministério Público, um grupo de secretários municipais comandou um esquema de desvio de dinheiro público com uma licitação fraudada. Na época, o Promotor de Justiça pediu a prisão preventiva dos secretários, inclusive, Gerry dos Santos, porém, a justiça negou a prisão mas determinou o afastamento de Gerry. Para a Tv Globo, o ex-secretário negou as acusações e disse que não participava da gestão na época do contrato. Veja o vídeo da RPC aqui.
O ex-secretário ficou afastado de suas funções mas recebendo o salário normalmente até Setembro de 2020, quando pediu exoneração do cargo. Ele tentou recorrer, pedindo o trancamento da ação penal, ao Tribunal de Justiça do Paraná e também ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, mas teve os recursos negados.
Gerry também responde a outra ação na Vara de Fazenda Pública, por segundo o Ministério Público, agir em em conluio para fraudar os referidos procedimentos licitatórios, e que isso teria levado a administração pública municipal a contratar de forma superfaturada e direcionada, trazendo prejuízo ao erário. A licitação era para materiais elétricos e outras pessoas e também empresas respondem a ação.
A reportagem abre espaço para o contraditório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário