Da Redação com RPC ás 21h20
Mais de 100 pacientes de Curitiba e região metropolitana com Covid-19 ou suspeita da doença aguardam por uma vaga de enfermaria ou UTI em algum hospital da região, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Destes, 9 pacientes são de Fazenda Rio Grande, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Até quarta-feira (2), 120 pacientes estavam esperando em UPAs da região ou hospitais menores para serem transferidos para 53 leitos de UTI e 67 leitos de enfermaria.
Em Curitiba, há 344 leitos de UTI adultos do SUS para pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença. Mas 319 deles estão com pacientes, o que representa uma ocupação de cerca de 93%.
Nas enfermarias, são 433 leitos no total, e 376 estão ocupados.
Segundo o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, o Paraná está tentando aumentar o número de leitos em todo o estado, e principalmente na região de Curitiba, mas a capacidade de ampliação está próxima do limite.
"Há um limite de espaço, área física, equipamentos e principalmente de equipes. As equipes têm trabalhado incessantemente desde março, há um desgaste muito grande e não há profissionais capacitados em quantidade para ampliar indefinidamente esses leitos", afirmou à RPC.
Segundo uma profissional de saúde que trabalha no pronto-atendimento a pacientes com Covid-19 na região de Curitiba e que não quis se identificar, o tempo de espera de pessoas com coronvírus sem leitos é preocupante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário