Da Redação ás 17h36
A Sanepar anunciou na tarde desta terça-feira (11), que vai endurecer o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana, a partir de sexta-feira (14). A medida é em virtude do agravamento da grave estiagem que atingiu todo o estado. Segundo a companhia, o rodízio será de 36 horas em 36 horas. Ou seja, os imóveis ficarão um dia e meio sem água e um dia e meio com fornecimento normal.
O modelo do rodízio é chamado de “tipo C”, diferente do modelo anterior, o “tipo B”, que mantinha as unidades um dia e meio sem água e três dias com água. A programação do rodízio deve ser divulgada nos próximos dias.
Com a nova medida adotada, a Sanepar espera ampliar a economia de água em até 20%, para resistir até a chegada das chuvas de verão sem precisar partir para um rodízio ainda mais rígido ou até mesmo um racionamento.
Segundo a Sanepar, o cenário de estiagem no Paraná é pior na região de Curitiba. Em outras áreas do estado, houve chuva significativa nos meses de junho e julho. Já na capital, não. Por isso a necessidade de reforço rodízio.
A região impactada pelo rodízio ficou dividida em três grupos. O sistema de rodízio tipo C fica em vigor até as barragens atingirem níveis de 60% de capacidade. As medidas podem endurecer caso isso não aconteça. Nesta terça-feira, de acordo com a companhia, os níveis estavam em cerca de 28%.
A Sanepar também informou que criará um canal de denúncias pelo WhatsApp, chamado Alerta Água, para que a população possa comunicar desperdícios e pedir fiscalização. O canal deve entrar no ar a partir desta quarta-feira (12).
Imagem Ilustrativa / Reprodução Google |
Nenhum comentário:
Postar um comentário