O município de Fazenda Rio Grande tem 36 casos confirmados de Sarampo e Mandirituba 2 casos confirmados, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de saúde na última sexta-feira, 03.
Outros 33 casos já foram descartados em Fazenda Rio Grande e 3 pacientes ainda aguardam a confirmação. Já Mandirituba não tem casos descartados e nem investigados.
Crescimento dos casos em Fazenda Rio Grande
No fim do ano passado, em novembro, o município tinha apenas 2 casos confirmados da doença, já em janeiro de 2020, foram para 10 casos confirmados. Já em fevereiro, Março, abril e Maio subiram para 14 casos. Porém, em junho a situação voltou a assustar, pois, de 14 casos confirmados, saltou para 25 e no inicio de julho, foi para 36 casos.
Ou seja, apenas no último mês, 22 novos casos foram confirmados no município.
Recentemente, houve uma campanha de vacinação no município que pode ter contribuido para os números se estabilizarem nos meses anteriores. Todavia, com a Pandemia da Covid-19, o Sarampo parece ter sido deixado de lado.
- Abaixo você acompanha um gráfico descrevendo o aumento dos casos.
Foto Ilustrativa
Gráfico do aumento dos casos de Sarampo em Fazenda Rio Grande: Informativo Fazenda
Sintomas do Sarampo
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
- febre acompanhada de tosse;
- irritação nos olhos;
- nariz escorrendo ou entupido;
- mal-estar intenso;
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Como prevenir o sarampo?
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
- Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
- Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
- Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
- De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
- De 30 a 59 anos - Apenas uma dose.
Acesse os boletins. Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário