Web Radio

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Fazenda Rio Grande e Mandirituba também foram afetadas por ciclone extratropical

Da Redação com Agência de Notícias do Paraná ás 15h50


O ciclone extratropical que atingiu a região Sul do País nesta terça-feira (30) causou estragos em parte do Paraná, onde as rajadas de vento chegaram a até 120 km/h, com chuvas de granizo em diversas cidades. O último boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, publicado às 9h desta quarta-feira (01), mostra que o temporal atingiu 30 municípios e afetou 3.127 pessoas no Estado. Fazenda Rio Grande e Mandirituba também foram afetados. 

As equipes do Corpo de Bombeiros e dos núcleos municipais de Defesa Civil continuam fazendo os atendimentos, portanto esses números ainda devem sofrer alterações à medida que as ações de resposta continuarem. O próximo boletim será publicado às 12h.

Pelo menos 1,2 milhão de unidades consumidoras da Copel ficaram sem energia elétrica no Estado, quase dois terços delas em Curitiba, Região Metropolitana e no Litoral.


MODERADAS 

 De acordo com o Simepar, para esta quarta-feira não estão previstas rajadas de vento mais fortes que as de ontem. As chuvas se afastam e as rajadas de vento seguem moderadas, ocasionalmente fortes.

Os ventos podem ser mais fortes pela manhã na região Sul, na Região Metropolita de Curitiba e no Litoral, com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h. O ciclone extratropical situa-se sobre o mar na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

“Os ventos tendem a diminuir gradualmente à medida que esse ciclone se dirija ao oceano, mas população deve acompanhar as informações meteorológicas e alertas da Defesa Civil, tomando sempre o cuidado de consultar as fontes oficiais”, afirma o tenente Marcos Vidal, da Comunicação Social da Defesa Civil Estadual. Ele também ressalta que as pessoas podem receber os alertas da Defesa Civil mandando uma mensagem de texto pelo celular (SMS) com o CEP de sua residência para o número 40199.


OCORRÊNCIAS 

Segundo o boletim da Defesa Civil, 666 casas foram danificadas e 10 pessoas ficaram feridas, uma em Santa Lúcia e nove em Ubiratã. Até às 9h desta quarta, 84 pessoas permaneciam desalojadas e 12 desabrigadas. Muitas árvores caíram sobre vias e residências, causando vários destelhamentos.


Em Foz do Iguaçu e em Nova Prata do Iguaçu, 100 imóveis foram danificados, afetando 800 e 400 pessoas em cada cidade, respectivamente, sendo que em Nova Prata 40 pessoas estão desalojadas. Também há pessoas desalojadas em General Carneiro (30), Contenda (7), Fazenda Rio Grande (4) e Pinhais (3).

Além disso, em Fazenda Rio Grande houveram chamados para atender quedas de árvores nos bairros Gralha Azul - 2 chamados e Eucaliptos - 1 chamado. Já em Mandirituba, houve a queda de uma árvore na BR-116, no trevo da PR-419 e também na Vila Queimados, próximo ao centro da cidade. 

ATINGIDOS 

Os municípios atingidos até agora são Araucária, Bela Vista da Caroba, Candói, Cascavel, Clevelândia, Contenda, Curitiba, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, General Carneiro, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Mandirituba, Maringá, Matinhos, Missal, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Quatro Barras, Reserva, Salto do Lontra, Santa Lúcia, São José dos Pinhais, Tibagi e Ubiratã.

Céu fazendense pouco antes da forte chuva desta terça-feira, 30. Foto: Portal Fazenda / Reprodução 

Casa danificada devido a queda de uma árvore no bairro Gralha Azul. Foto: Gustavo Calisário, Programa Nossa Cidade - canal 15.1 / Colaboração 

Foto: Diego Goeten / Colaboração 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem é preso pela PM após quebrar móveis e ameaçar a avó em Fazenda Rio Grande

Um jovem foi preso pela Polícia Militar na noite da última quinta-feira (22), após quebrar móveis da casa da avó e ameaçar ela com uma arma ...