Em um boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (26), pela Secretaria de Saúde do Estado, o município de Mandirituba teve o primeiro caso de Dengue confirmado. Nenhum caso de Chikungunya foi registrado no município.
Em uma busca realizada no sítio eletrônico e nas redes sociais de Mandirituba, nenhuma campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, foi localizada.
Já Fazenda Rio Grande ainda nenhum caso foi confirmado. Porém, há 4 notificações para Dengue e 1 notificação para Chikungunya. O município já intensificou campanhas para combater o mosquito da dengue e evitar as doenças.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Foto Ilustrativa / Reprodução Google
Como prevenir a dengue?
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Formas de se prevenir da dengue. Divulgação Ministério da Saúde
Em 26/02/2020 ás 22h44
Olá,o caso de dengue citado, é importado de uma pessoa do município que contraiu o vírus ao viajar para fora do estado do Paraná. Outra informação complementar é de que nossas atividades atividades são registradas e documentadas com um vasto material disponível,ao contrário do que informa a matéria na sequência. Portanto temos feito muito trabalho sendo feito pela nossa equipe da vigilância sanitária e epidemiológica de Mandirituba. Afirmações de que não é feito um trabalho de conscientização no município nosso são inverídicas.
ResponderExcluirBom dia,
ExcluirVerificamos no site e na página oficial do município e não constatamos. Inclusive, temos registros de telas (print) para comprovar. Caso houve o trabalho, não foi registrados no meio eletrônico. Qualquer dúvida, entre em contato via email ou nos nossos canais oficiais.
Atenciosamente,
Redação IF.