O número de casos confirmados de Sarampo subiu de 2 para 10 casos em Fazenda Rio Grande, nos últimos 2 meses.
Os dados são do boletim epidemiológico número 16, publicado na última quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, o Estado tem 753 casos, registrados desde Agosto de 2019. Apenas nos últimos 30 dias, 105 novos casos foram confirmados no Paraná todo, dentre esses, 4 casos foram em FRG.
Além dos 10 casos confirmados, outros 22 estão sendo investigados no município. Já no Estado, são 1193 amostras investigadas.
O primeiro caso em Fazenda Rio Grande foi confirmado pelo boletim de número 05 publicado em 21 de Setembro [de 2019].
Já em Mandirituba, o primeiro e único caso foi confirmado em 30 de Outubro [2019].
A doença tem tido uma alta taxa de crescimento no município de Fazenda Rio Grande, e a Secretaria de Saúde parece não estar se importando muito com o surto da doença que matou mais de 140 mil pessoas em todo mundo em 2018, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A grande maioria, crianças menores de 5 anos.
A doença
O Sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, ¨aerossóis¨, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade. O vírus do Sarampo pode levar a complicações como, encefalite, meningite e pneumonia.
Cadeias de Transmissão
Criança com manchas de Sarampo -- Foto: Divulgação Google
Boletim Epidemiológico - Sarampo n° 18 --- Imagem: Reprodução Secretaria de Saúde do Paraná
Boletim Epidemiológico - Sarampo n° 12 --- Imagem: Reprodução Secretaria de Saúde do Paraná
Em 20/01/2019 ás 12h15
Nenhum comentário:
Postar um comentário