Web Radio

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Cibercrime? Contas falsas de whatsapp são usadas para atacar pré-candidatos em Fazenda Rio Grande

Por Esleif Martins

Uma apuração que contou com o apoio do blog, chegou a um jovem "fazendense" que tem 8 números de telefone e que segundo as informações preliminares, seria para atacar candidatos nas eleições de 2020 em Fazenda Rio Grande. Inclusive, um dos números enviou mensagens recentes sobre um dos pré-candidatos.

A apuração demonstra que a grande maioria dos números são cadastrados no whatsapp e utilizam um nome falso para circular mensagens, inclusive contendo fake news de pré-candidatos a Prefeitura da cidade. O mais preocupante de tudo isso, é que alguns desses contatos estariam cadastrados com o nome de familiares de políticos influentes do município, para dar a entender, que esses políticos é quem estaria por trás destes "ataques". 

O levantamento apurou que no CPF (cadastro de pessoa física) deste jovem, 8 números foram registrados e um desses números foi cadastrado no whatsapp com o nome da mulher de um secretário. No dia 23 de Janeiro, este número disparou diversas mensagens via whatsapp, listando motivos para não votar no pré-candidato Dr. Nassib.

O suposto autor, inclusive já teria trabalhando em uma grande empresa de marketing, que possui contrato com vários contratos com municípios do Paraná. inclusive, já teve contrato aqui em Fazenda Rio Grande também. Uma das fontes ouvidas pelo blog não descartaram a participação de um "ex cacique palaciano" na divulgação das informações, tendo em vista, que ele teria um relacionamento muito bom com a empresa, e que foi o responsável pelo contrato na cidade. "Quando ele saiu, foi por birra e não gostou de ter saído", disse essa fonte sobre esse ex secretário que também é empresário no município.

O blog localizou o perfil de uma rede social do suspeito de "falsear" os números. Além de ser formado em design, o jovem tem uma grande experiência na área mídia e marketing.

Abaixo veja os finais dos números cadastrados no CPF do "suspeito" e que pode disparar mensagens contra pré-candidatos de Fazenda Rio Grande.

O caso será levado a Delegacia Cibernética.


Foto: Ilustração / Google

Número utilizado para disparar mensagem à diversas pessoas --- Imagem: Colaboração

Mensagem disparando em desfavor do pré-candidato, Dr. Nassib --- Imagem: Colaboração


Números utilizados pelo mesmo jovem --- Imagem: Colaboração



Perfil da rede social, onde diz que o jovem trabalhou como Diretor de Arte em uma grande empresa de mídia e marketing --- Imagem: Reprodução




Em 28/01/2020 ás 11h20


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem é preso pela PM após quebrar móveis e ameaçar a avó em Fazenda Rio Grande

Um jovem foi preso pela Polícia Militar na noite da última quinta-feira (22), após quebrar móveis da casa da avó e ameaçar ela com uma arma ...